Ao buscar uma oportunidade no mercado de trabalho, ou melhorar o desempenho dentro da empresa, muitos profissionais sabem muito bem o que querem para suas carreiras. Mas será que eles sabem o que uma corporação espera dele? Proatividade, antecipação dos problemas e iniciativa são apenas algumas dessas características fundamentais para se tornar um funcionário ideal.
O professor e coordenador do curso MBA em Gestão Empresarial da Estácio e especialista em Estrutura Organizacional, Wellington Lucena, aponta que muitas pessoas procuram um emprego com o objetivo de ter um bom salário no final do mês. Segundo ele, as organizações esperam mais desse colaborador.
“As empresas querem um profissional que seja solucionador de problemas, apresente resultados, tenha proatividade e vontade de trabalhar. Para elas, um bom funcionário é aquele que sabe que o desempenho da empresa depende do que ele faz”, comenta.
O professor comenta, ainda, que as empresas também valorizam aquele colaborador que traz para ele os objetivos da organização. “Todo o profissional precisa ter uma boa formação, isso é o mínimo que uma pessoa deve ter. No entanto, algumas habilidades são essenciais para qualquer trabalhador, como uma boa comunicação e interação com os demais colegas e clientes, por exemplo”, aponta.
Essas características, segundo o professor, não podem ser confundidas com as de um puxa-saco. Lucena explica que um bom funcionário entende que está ali para trabalhar, que tem responsabilidades e a empresa acredita que ele tem as competências que vão dar para a organização um bom retorno.
Outra habilidade valorizada é a capacidade de liderança independentemente de ser gestor ou não. “Esse profissional precisa ter a capacidade de deixar claro que todos estão no mesmo barco e que todos estão construindo a imagem da organização. É ter a capacidade de motivar os outros”, disse.
De acordo com a coordenadora de educação empresarial e executiva do IEL, Rafaela Moraes, as empresas buscam um profissional que focam mais na solução do que nos problema. “Esse profissional também se preocupa em melhorar o ambiente de trabalho, além de ter um olhar diferente para que os processos funcionem da melhor maneira possível”, avaliou.
Na opinião da coordenadora de desenvolvimento humano e organizacional da Fibria, Elaine Maria Dias, o funcionário precisa estar engajado com as metas dele e da empresa e também ter um olhar de gerente.
“Trabalhar em equipe é bem importante. Dessa forma, o resultado obtido será mérito de todos e não apenas de uma pessoa. O conhecimento técnico é importante, mas isso se aprende com o tempo. Um bom funcionário precisa ter a visão do todo, conhecer as áreas da companhia, se desenvolver. Por isso que o comportamento é tão importante. Dessa forma, o impacto no resultado final vai ser maior”, ressalta.
Um bom funcionário é aquele que se antecipa aos problemas. Isso vai ajudar a minimizar os riscos de um projeto
não dar certo. Independentemente do cargo que ocupa, este tipo de profissional é bastante reconhecido dentro das empresas. A forma com que este colaborador lida com o problema faz toda a diferença, mesmo que o problema em questão não seja da área dele. Especialistas dizem que este funcionário entende que faz parte de um ambiente corporativo e se preocupa em encontrar uma solução conjunta.
Desenvolvimento
Um colaborador que se preocupa com o auto-desenvolvimento é muito interessante para a empresa, bem como aqueles que buscam um crescimento pessoal e intelectual. Isso vale também para quem já está em uma função há muito tempo e precisa mudar de atitude.
Comunicação
Ter boa comunicação e um bom relacionamento interpessoal entre a equipe e os demais funcionários da empresa também são habilidades importantes.
Organização
Um colaborador organizado é aquele que se preocupa em deixar sua mesa e local de trabalho em ordem. Esse é um funcionário que tem muito valor dentro da empresa. O cumprimento de horário também é visto com bons olhos.
Relacionamento
Existem pessoas que são competentes, mas não se relacionam bem com os colegas, seja por timidez, seja por se acharem competentes demais. Aqueles que têm inteligência emocional e habilidade interpessoais são fundamentais para criar um bom clima de trabalho.
Mundo ideal
Todas as companhias querem um colaborador que tenha a consciência de que o desempenho da empresa depende do que ele faz, de seus resultados. Demonstrar iniciativa, proatividade e vontade de trabalhar contam muito.
O professor e coordenador do curso MBA em Gestão Empresarial da Estácio e especialista em Estrutura Organizacional, Wellington Lucena, aponta que muitas pessoas procuram um emprego com o objetivo de ter um bom salário no final do mês. Segundo ele, as organizações esperam mais desse colaborador.
“As empresas querem um profissional que seja solucionador de problemas, apresente resultados, tenha proatividade e vontade de trabalhar. Para elas, um bom funcionário é aquele que sabe que o desempenho da empresa depende do que ele faz”, comenta.
O professor comenta, ainda, que as empresas também valorizam aquele colaborador que traz para ele os objetivos da organização. “Todo o profissional precisa ter uma boa formação, isso é o mínimo que uma pessoa deve ter. No entanto, algumas habilidades são essenciais para qualquer trabalhador, como uma boa comunicação e interação com os demais colegas e clientes, por exemplo”, aponta.
Essas características, segundo o professor, não podem ser confundidas com as de um puxa-saco. Lucena explica que um bom funcionário entende que está ali para trabalhar, que tem responsabilidades e a empresa acredita que ele tem as competências que vão dar para a organização um bom retorno.
Outra habilidade valorizada é a capacidade de liderança independentemente de ser gestor ou não. “Esse profissional precisa ter a capacidade de deixar claro que todos estão no mesmo barco e que todos estão construindo a imagem da organização. É ter a capacidade de motivar os outros”, disse.
De acordo com a coordenadora de educação empresarial e executiva do IEL, Rafaela Moraes, as empresas buscam um profissional que focam mais na solução do que nos problema. “Esse profissional também se preocupa em melhorar o ambiente de trabalho, além de ter um olhar diferente para que os processos funcionem da melhor maneira possível”, avaliou.
Na opinião da coordenadora de desenvolvimento humano e organizacional da Fibria, Elaine Maria Dias, o funcionário precisa estar engajado com as metas dele e da empresa e também ter um olhar de gerente.
“Trabalhar em equipe é bem importante. Dessa forma, o resultado obtido será mérito de todos e não apenas de uma pessoa. O conhecimento técnico é importante, mas isso se aprende com o tempo. Um bom funcionário precisa ter a visão do todo, conhecer as áreas da companhia, se desenvolver. Por isso que o comportamento é tão importante. Dessa forma, o impacto no resultado final vai ser maior”, ressalta.
não dar certo. Independentemente do cargo que ocupa, este tipo de profissional é bastante reconhecido dentro das empresas. A forma com que este colaborador lida com o problema faz toda a diferença, mesmo que o problema em questão não seja da área dele. Especialistas dizem que este funcionário entende que faz parte de um ambiente corporativo e se preocupa em encontrar uma solução conjunta.
Desenvolvimento
Um colaborador que se preocupa com o auto-desenvolvimento é muito interessante para a empresa, bem como aqueles que buscam um crescimento pessoal e intelectual. Isso vale também para quem já está em uma função há muito tempo e precisa mudar de atitude.
Comunicação
Ter boa comunicação e um bom relacionamento interpessoal entre a equipe e os demais funcionários da empresa também são habilidades importantes.
Organização
Um colaborador organizado é aquele que se preocupa em deixar sua mesa e local de trabalho em ordem. Esse é um funcionário que tem muito valor dentro da empresa. O cumprimento de horário também é visto com bons olhos.
Relacionamento
Existem pessoas que são competentes, mas não se relacionam bem com os colegas, seja por timidez, seja por se acharem competentes demais. Aqueles que têm inteligência emocional e habilidade interpessoais são fundamentais para criar um bom clima de trabalho.
Mundo ideal
Todas as companhias querem um colaborador que tenha a consciência de que o desempenho da empresa depende do que ele faz, de seus resultados. Demonstrar iniciativa, proatividade e vontade de trabalhar contam muito.
FUNCIONÁRIOS PROATIVOS
São aqueles que têm atitude, que realizam o trabalho antes mesmo de receberem ordem para isso, que se esforçam para resolver os problemas antes mesmo de o chefe tomar conhecimento sobre eles. São aqueles que se antecipam.
CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE
Proporciona um ambiente de trabalho saudável e positivo, além de dar mais motivação aos demais colaboradores. Por isso, as pessoas que têm habilidades de comunicação e de desenvolvimento de equipes se destacam no mercado de trabalho. A arte de ADMINISTRAR CONFLITOS, a procura pela INOVAÇÃO e a CONFIANÇA que os demais colegas depositam no colaborador demonstram a aptidão para trabalhar em grupo.
HUMILDADE
Uma das principais características desse funcionário que tem a competência para administrar positivamente as relações entre os colegas de trabalho é a HUMILDADE. Essa qualidade consiste no reconhecimento da incapacidade de executar determinada tarefa, para a qual é necessária a ajuda de outra pessoa. Isso não deve ser motivo de vergonha ou de menor desempenho, mas sim de coragem para admitir que outra pessoa, em alguma ocasião, pode ser melhor que você. E que você tem muito o que aprender, melhorar e valorizar os outros.
Logo, o compromisso com a empresa tem destaque no perfil profissional do colaborador. O cuidado com os interesses do chefe, colegas de trabalho, clientes, empresa em geral e de si o que caracteriza a pessoa comprometida a dar lucros para a organização em que trabalha. O sacrifício que o funcionário pratica para com a corporação se revela nos resultados obtidos e consequentemente incentiva os demais a agirem da mesma forma.
“Hoje, buscamos profissionais comprometidos com o negócio da empresa, colaboradores que sejam engajados com os objetivos institucionais e que foquem seus esforços para atingi-los. Também é necessário que tenham afinidade com os valores organizacionais, para que a relação de trabalho seja mais harmoniosa. A capacidade técnica e escolaridade são requisitos importantes para os profissionais, mas acreditamos que as atitudes é que fazem a diferença na carreira de uma pessoa”, explica Schmidt.
Essas virtudes demonstram o interesse do profissional em crescer na carreira. Muitas vezes, não são atitudes fáceis de serem realizadas no dia a dia, porém, para que o colaborador tenha destaque na empresa, esses atributos são necessários.
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